blog edifique-se

Reflexões sobre a Palavra que fortalecem mente, espírito e corpo, inspirando crescimento pessoal e profissional.

@felipelima_eng

Felipe Lima | cristão, marido, pai, engenheiro, professor e empreendedor. Apaixonado pela Palavra de Deus, grato pelas misericórdias e amor do Pai. Pensador e motivado a compartilhar suas reflexões e histórias.

Começar pela gratidão é um exercício transformador. Temos planos, desejamos crescer, avançar para a próxima conquista, viver novas experiências, resolver problemas da vida. Tudo isso é legítimo. Deus tem promessas e planos preparados para nós. Temos um Pai que cuida, ama, se alegra com a nossa alegria e nos presenteia generosamente.

Mas há um cuidado necessário: não focar tanto no que está adiante a ponto de esquecer tudo o que o Senhor já fez. A gratidão nos chama a reconhecer as bênçãos recebidas e também as pessoas que, de alguma forma, foram instrumentos de Deus em nossa caminhada.

Cabe a nós nos lembrarmos, intencionalmente, de viver pela gratidão.

“Louve o Senhor, ó minha alma, e não esqueça de nenhuma das suas bênçãos.”

Salmos 103:2 (NBV-P)

Gratidão começa pela reflexão

Ser grato começa pela memória. Exige pausa e reflexão. Preste atenção em tudo aquilo que estamos vivendo hoje e que, um dia, foi o nosso pedido de oração. A reflexão nos ajuda a lembrar continuamente das bênçãos recebidas e a reconhecer que o Senhor esteve presente em cada etapa.

A gratidão é protagonista ao nos livrar da murmuração, da reclamação e da insatisfação. Quando refletimos sobre tudo o que já recebemos, sobre como chegamos até aqui, nossa fé é fortalecida e nossa esperança é renovada para aquilo que ainda virá. A reflexão deixa claros os desafios vividos, mas também evidencia as vitórias e os aprendizados.

Gratidão em todas as circunstâncias

Gratidão não é exclusividade dos dias fáceis. Ela é uma decisão: confiar na vontade do Senhor e viver no aprendizado do Seu amor, mesmo quando não entendemos o processo.

“Sejam gratos em todas as circunstâncias, pois essa é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.”

1 Tessalonicenses 5:18 (NVT)

O Deus que nos trouxe até aqui é o mesmo Pai que nos conduzirá adiante. Reconhecer isso é princípio.

“Deem graças ao Senhor, porque ele é bom. Seu amor dura para sempre!”

Salmos 136:1 (NVT)

Gratidão como fundamento da vida

Viver uma vida de gratidão começa com uma decisão consciente: reconhecer e agradecer. Colocar a gratidão como base, como protagonista das nossas ações, transforma nossa forma de viver, trabalhar, sonhar e nos relacionar.

Isso se expressa de duas formas muito práticas:

Com Deus: estar continuamente em Sua presença e dizer “obrigado”.

Com as pessoas: reconhecer, declarar e expressar o quanto somos gratos.

“Entrem na fila e digam de coração: ‘Obrigado!’. Vão à presença dele e cantem louvores. Agradeçam-no por tudo! Adorem-no!”

Salmos 100:4 (MSG)

A gratidão promove leveza, gera alegria, fortalece a coragem e nos motiva a avançar. Ela nos ajuda a encarar desafios e a sonhar mais, sem que nossa paz esteja condicionada aos resultados. Afinal, confiamos que:

“E sabemos que Deus faz todas as coisas cooperarem para o bem daqueles que o amam e que são chamados de acordo com seu propósito.”

Romanos 8:28 (NVT)

Já recebemos por graça

Já recebemos tudo o que realmente precisamos — não por merecimento, mas por graça. Em Jesus, recebemos vida. Certamente, motivos de gratidão não nos faltam.

Somos gratos pelo dom da vida, pela capacidade de desfrutar das maravilhas da criação, pela simplicidade que nos torna incrivelmente privilegiados, pela capacidade dos nossos sentidos — visão, audição, paladar e tato — que nos permitem contemplar tudo aquilo que o Senhor nos oferece por Sua misericórdia, amor e graça.

Prática diária de gratidão

Para transformar esse princípio em hábito, aqui vão algumas práticas simples e eficazes:

• Todos os dias, comece o dia escrevendo três motivos de gratidão referentes ao dia anterior — desde coisas simples até aquilo que alegrou profundamente o seu coração.

• Mantenha uma lista anual de gratidão, registrando respostas de oração, bênçãos recebidas e experiências vividas.

• Desenvolva uma lista dos grandes milagres da sua história, desde a infância até hoje.

• Comece suas orações com gratidão, antes de qualquer pedido.

• Reconheça as pessoas: diga, escreva, expresse o quanto e por que você é grato.

“Não vivam preocupados com coisa alguma; em vez disso, orem a Deus pedindo aquilo de que precisam e agradecendo-lhe por tudo que ele já fez.”

Filipenses 4:6 (NVT)

Edifique-se.


Descubra mais sobre Edifique-se

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Posted in

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Edifique-se

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo